Datacom

Português English


Soluções

Oferecemos soluções robustas e de excelente valor agregado, comprovadas em grandes clientes do Brasil e exterior. Dezenas de milhares de equipamentos gerenciados, nas tecnologias Metro Ethernet, MSAN, SDH NG, PDH e xDSL suportam a oferta de serviços dos nossos clientes, oferecendo circuitos e redes convergentes.

A transmissão de altos volumes de dados dentro das redes das operadoras requer produtos e soluções robustas e de alta velocidade, que garantam alta disponibilidade e desempenho.

Os nossos equipamentos Carrier Ethernet possuem protocolos e funções avançadas para oferecer tudo o que as redes de transporte precisam para executar o seu importante papel dentro das redes de telecomunicações. O transporte pode utilizar Q-in-Q em rede L2, ou ainda L2VPN (VPWS ou VPLS) para redes L3/MPLS.

Como também, se a escolha for a ampliação de redes SDH existentes, a DATACOM possui soluções SDH NG que oferecem modularidade, escalabilidade e desempenho. Circuitos LAN2LAN são provisionados utilizando encapsulamento GFP-F, e concatenação virtual com suporte a LCAS.

É importante ressaltar que tanto as soluções Metro Ethernet quanto SDH NG são gerenciadas pela mesma plataforma de gerência, facilitando a integração de serviços e convergência das redes.

Conheça outros produtos relacionados

O aumento do tamanho e complexidade das redes demanda soluções cada vez mais avançadas de gerenciamento remoto, facilitando e agilizando o provisionamento de novos serviços e garantindo ferramentas para uma manutenção pró-ativa da planta.

O DmView, nosso Sistema Integrado de Gerência de Rede e de Elemento foi desenvolvido seguindo padrões reconhecidos mundialmente na área de Gerência de Telecomunicações, como as normas TMN da ITU-T, modelo FCAPS da ISO e RFCs do IETF. Ele pode ser integrado a outras plataformas de gerência, sistemas de OSS e BSS ou pode operar de forma independente.

Um único software gerencia a totalidade dos equipamentos da DATACOM, de todas as linhas, facilitando o inventário e a integração de serviços. A plataforma suporta dezenas de milhares de equipamentos, centenas de usuários simultâneos e milhões de eventos registrados no dia-a-dia de operação dos nossos maiores clientes, sendo uma solução comprovada em campo a anos.

Conheça outros produtos relacionados

O atendimento a múltiplos serviços sobre uma mesma rede, com alta capacidade de banda e garantia de níveis de qualidade representa redução de custo operacional e ganho de qualidade de serviço para as grandes operadoras de Telecomunicações. Clientes corporativos demandam circuitos TDM legados, VPNs corporativas com CIR garantido, e acesso Internet. A entrega de todos esses canais sobre uma rede FTTX, com CPEs totalmente gerenciados, duplo acesso de conexão por fibra ótica e equipamentos redundantes de agregação.

A rede é construída com switches ethernet das famílias DM4000 e/ou DM4100 para a agregação e distribuição, através de topologias L3/MPLS, ou ainda L2. No acesso os clientes utilizam switches demarcadores da família DM2100, também conhecidos como EDDs (Ethernet Demarcation Devices), com interfaces Ethernet e E1 Pseudowire. Tanto o tráfego de dados das VLANs Ethernet quanto dos circuitos TDM das interfaces E1 trafegam como pacotes na rede. Perfis apropriados de QoS, rápida recuperação em caso de falha de enlaces, e total gerência do CPE, garantem que o SLA da solução atenda aos mais restritivos contratos de prestação de serviço, e que o relógio TDM seja recuperado sem falhas nos end-points dos circuitos.

No equipamento concentrador, tipicamente um DM4004 ou DM4008, as VLANs de cliente são escoadas por interfaces 10G Ethernet, ocupando poucas portas Ethernet em equipamentos de Core, enquanto os circuitos TDM estruturados são concentrados em portas E1 ou SDH na rede legada.

Uma particularidade interessante é a funcionalidade de gerência remota dos EDDs, no qual além dos protocolos de Ethernet OAM, a gerência completa do DM2100 pode ser feita a partir do software de gerência Datacom (DmView), mesmo sem atribuição de um IP da rede DCN da Operadora, desde que esse EDD esteja conectado a um DM4000 ou DM4100.

É uma solução convergente agregando funcionalidades da rede legada e das novas redes IP, que engloba inúmeras vantagens aos nossos clientes, pois alia preços agressivos, qualidade de serviços, otimização de espaços, redução de CAPEX e gerenciamento gráfico integrado e dinâmico.

 

aplic_DM800_31

Conheça outros produtos relacionados

O aumento do uso de telefonia móvel por todos nós usuários faz com que as operadoras tenham que investir na infraestrutura de suas redes de telefonia celular para garantir maior banda e qualidade. As nossas soluções estão preparadas para as modernas redes e tecnologias móveis, oferecendo alta confiabilidade no sincronismo entre as células com o emprego de protocolos e técnicas avançadas.

Utilizando uma rede Metro Ethernet com suporte a sincronização de relógio com precisão de microssegundos, oferecida pelo protocolo IEEE 1588v2, é possível oferecer alta capacidade de banda, para a navegação web de alta velocidade, e informação de relógio, necessário para o correto funcionamento do roaming entre as células. A família DM4000 possui placas com tecnologia IEEE 1588v2 e Synchronous Ethernet, interfaces Pseudowire E1 e STM-1, e portas Ethernet de 1Gbit/s e 10Gbit/s.

 

multisservico_aplicacao_agregacao_SDH

 

Com a nossa linha de multiplexadores SDH de nova geração também é possível ampliar redes legadas, oferecendo portas Ethernet de alta capacidade para o tráfego Web das redes móveis, aproveitando toda a qualidade e estabilidade de relógio de uma rede SDH.

Conheça outros produtos relacionados

O acesso Banda Larga das operadoras requer alta capacidade de tráfego nos anéis de agregação e distribuição, além de ser um serviço de grande criticidade pelo fato de atender muitos clientes sobre uma mesma infraestrutura. Entretanto, diante de um cenário de crescente competitividade, no qual o acesso Internet se tornou uma commodity disponível em múltiplos fornecedores, é preciso construir redes com alta relação custo x benefício, e que principalmente ofereça diversas opções de montagem de rede para todos os tamanhos de orçamento.

Oferecemos uma linha de Switches Ethernet future proof, que garante às operadoras equipamentos redundantes, com vastas tabelas de endereçamento e funcionalidades L3/MPLS, mas também opções de custo mais baixo, empilháveis de 1U, mantendo as portas 10G e funcionalidades L3/MPLS. Os pontos de maior agregação e com requisitos de SLA mais delicados podem utilizar a família DM4000, enquanto regiões com menor potencial de retorno no investimento podem iniciar com equipamentos da família DM4100.

Conheça outros produtos relacionados

As operadoras prestam vários serviços importantes aos seus clientes, viabilizando suas necessidades de comunicação, como Acesso Internet, VPNs corporativas (LAN-to-LAN), VoIP e Acesso TDM de voz. Os nossos equipamentos permitem às operadoras prover aos seus clientes acesso a redes distintas com uma única solução, que é robusta e capaz de garantir altos níveis de disponibilidade e de SLA.

O histórico de Acesso Multisserviço começou com a família DM705, no qual um multiplexador TDM flexível, permitia que múltiplos canais V.35, E1 canalizado e interfaces de voz FXS e FXO fossem agregados em uplinks PDH, e posteriormente SDH, mantendo uma matriz de cross-conexão com granularidade de 64Kbit/s. O DM705 seguiu evoluindo e agregou interfaces xDSL, uma placa de serviço chamada DM705-IP que entre outras aplicações termina os circuitos de dados PPP convertendo-os para VLANs, e ainda tecnologia CESoP para transporte de TDM sobre IP.

 

Agregação de tráfego em STM-1

multisservico_aplicacao_agregacao_SDH

 

Integração de redes Metro Ethernet com redes TDM

multisservico_aplicacao_ethernet_1

Pensando na escalabilidade da solução, para pontos de presença com maior necessidade de agregação, a DATACOM disponibiliza a família DM800, que além de interfaces comuns para um multiplexador SDH, oferece também placas com interfaces E1, E3, Ethernet, e uma placa de serviço IP, provendo também a conversão de circuitos de dados PPP e ML-PPP para VLANs.

Já com plataforma toda baseada em comutação e manipulação de pacotes, ao invés de matrizes TDM, a linha MSAN apresenta uma plataforma de acesso multisserviço sobre diferentes tecnologias. A família DM4600 suporta as tecnologias GPON, Ethernet, VDSL2, ADSL2+, SHDSL, POTS, além de STM1 e E1. Com o mesmo equipamento é possível atender clientes corporativos com o G.SHDSL, e o mercado residencial de Ultra Bande Larga com uma solução GPON. A tradição de placas de serviço IP também está presente na família DM4600, possibilitando a terminação em PPP, ML-PPP e Frame Relay.

 

Acesso G.SHDSL

MSAN_aplic_DM4600_3

 

 

Terminação de circuitos de dados Legados

MSAN_aplic_DM4600_1

 

Conheça outros produtos relacionados

As pequenas e médias empresas possuem desafios específicos que vão desde manter inovação contínua até encontrar meios de diminuir custos e aumentar receitas, de auxiliar funcionários a aumentar produtividade até fortalecer a relação com clientes. Nós da Datacom entendemos estas demandas e desenvolvemos um portfolio completo e abrangente de equipamentos de rede que atendam às necessidades de comunicação e conectividade de sua empresa.

A família de switches DM1200e possui preços agressivos para a construção de redes Gigabit com upling 10G, enquanto as família DM4100 e DM4000 possuem maior escalabilidade e redundância, permitindo a montagem de projetos com as mais diversas opção de orçamento.

Conheça outros produtos relacionados

O aumento de iniciativas e projetos de governo digital requer que os governos encontrem maneiras rápidas, seguras e de custo acessível para prover serviços aos cidadãos que estão cada vez mais conectados. Temos vasta experiência em projetos de cidades e infovias digitais e de conectividade de órgãos públicos, auxiliando os governos federal, estadual e municipal a entregar soluções de novos serviços e que reduzam custos, com melhores níveis de serviço à população.

A DATACOM possui soluções completas desde o backhaul até o acesso, com tecnologias Metro Ethernet, GPON e xDSL.

Conheça outros produtos relacionados

A infraestrutura de data centers corporativos deve estar preparada para as modernas aplicações real-time, virtualização e mobilidade, o que requer arquiteturas de rede com equipamentos que estejam preparados para esta demanda atual, e também para o rápido aparecimento de novas aplicações e requisitos por maior volume de tráfego.

A utilização da família DM4100, com modelos de 48 portas Gigabit e uplinks 10G em modo empilhado, oferece escalabilidade e segurança para topo de rack (ToR), enquanto a solução em Chassis DM4000 faz o papel de agregador 10G. Ambos os equipamentos suportam uma extensa gama de protocolos L2 e L3, bem como OpenFlow, possibilitanto topologias de rede variadas. O uso de tecnologias de ponta na área de circuitos integrados possibilita uma impressionante eficiência energética da solução.

Conheça outros produtos relacionados

As organizações estão cada vez mais empregando inteligentemente suas redes locais para aumentar a produtividade dos funcionários, melhorar os serviços aos clientes e criar vantagem competitiva, através de aplicações como vídeo conferência, colaboração em tempo real e educação a distancia. Todo este novo ambiente de trabalho requer a infraestrutura adequada e que propicie o melhor desempenho dos processos de negócio, e nossos produtos e soluções de rede estão preparados para ser este parceiro dando o suporte tecnológico necessário.

A DATACOM oferece switches compactos, com portas de acesso Gigabit e uplink em 10G, para construção de redes locais corporativas, como também equipamentos de 1U empilháveis, com redundância de fonte e um leque completo de protocolos para interligação de prédios, oferecendo ainda PoE+. A concentração pode ser feita com equipamentos Chassis, arquitetura Carrier Class redundante, e portas 10G.

Conheça outros produtos relacionados
;